Quando podemos tratar a escoliose com exercícios?


Meu nome é Dani, sou fisioterapeuta e profissional de Educação Física. Se quiser mais informação sobre Pilates, entre nos nossos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram.

Resultado de imagem para exercicios pilates

Muitos alunos têm medo da escoliose por pensar que ela só pode ser tratada através de métodos cirúrgicos. Realmente, dependendo do grau do desvio e da sua possibilidade de progressão, a cirurgia é a única maneira de tratamento. Mas existem diversos casos nos quais os métodos conservadores são eficientes, em especial os exercícios.

O primeiro ponto que devemos observar é a angulação da curva criada pela escoliose. Chamamos isso de ângulo de Cobb e ele pode ser medido através de exames de imagem, como a radiografia. Depois de descobrir o ângulo de Cobb do seu paciente é possível determinar as chances de tratá-lo através do movimento.

Curvas entre 40º e 50º podem precisar de cirurgia, mas tudo vai depender da possibilidade de aumento dessa curva. Quadros já estabilizados algumas vezes podem ser tratados através de uma combinação de exercícios e outros métodos conservadores. Em quadros com grandes deformidades estéticas e perdas funcionais e alta probabilidade de aumento da curva, o médico pode recomendar a cirurgia. Casos com 50º da curvatura de Cobb são sempre cirúrgicos.

Pacientes que precisam de operação para corrigir a escoliose passam por um procedimento chamado de artrodese da coluna. Ele utiliza pinos e hastes para corrigir o desvio e voltar à posição ereta. Apesar de ser cirúrgico, o profissional do movimento ainda tem seu papel nesse tratamento. Devemos ajudar o aluno a recuperar parte da sua mobilidade após o procedimento, garantindo melhor qualidade de vida.

Casos com curvaturas menores que 40º conseguem ser tratados somente com o método conservador, contanto que não exista muita evolução da curva. O tipo de tratamento escolhido vai depender bastante da causa da escoliose, mas todos precisam de exercícios para consertar as compensações geradas pelo desvio.

Se você trabalha com Pilates e quer aumentar seu conhecimento, não perca o curso "Aprenda a tratar escolioses cm o Método Pilates". Tem um excelente conteúdo para você dar um upgrade na sua carreira.

Segue no Twitter
Curta no Facebook
Segue no Instagram
Ebooks gratuitos de Pilates clicando aqui . Informações sobre Curso sobre Pilates clicando aqui


Poste um Comentário

Tecnologia do Blogger.