Pilates como tratamento da Escoliose


Meu nome é Dani, sou fisioterapeuta e profissional de Educação Física. Se quiser mais informação sobre Pilates, entre nos nossos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram.

Resultado de imagem para exercicios pilates

O Pilates é um método conservador muito utilizado no tratamento fisioterapêutico da escoliose.

Agindo sobre o controle postural, o método Pilates caracteriza-se por movimentos projetados de forma que os praticantes mantenham a posição neutra da coluna vertebral, minimizando o recrutamento muscular desnecessário, prevenindo a fadiga precoce e a melhorando a estabilidade corporal.

A prática desse método acarreta benefícios sobre a flexibilidade global, o alinhamento postural e a coordenação motora. Além do aumento da força muscular, o que demonstra uma relação direta com o processo de reeducação postural.

Existem alguns sinais físicos comuns que podem indicar escoliose, como por exemplo:

O ombro mais alto do que o outro
Um lado da caixa torácica parece maior do que o outro
Um quadril aparece mais alto ou mais proeminente do que o outro
A cintura pode parecer desigual, o corpo se inclina para um lado
Uma perna pode parecer menor do que a outra.
A avaliação postural deve analisar os itens de posicionamento e alinhamento do corpo. Principalmente os segmentos da cabeça, cintura escapular, membros superiores, coluna cervical, coluna torácica e lombar, pelve, abdômen e membros inferiores. Através do posicionamento ortostático com vistas anterior, posterior e perfil direito e esquerdo.

Tratamento da escoliose
Existem basicamente três opções de tratamento da escoliose em adolescentes:

Reforço muscular (tratamento conservador)
Prescrição de órteses (coletes)
Cirurgia
Já o tratamento conservador envolvendo reeducação postural e reforço muscular geralmente está indicado em curvas menores do que 20º.

Um programa de exercícios no Pilates deve conter movimentos que priorizem a ativação dos músculos estabilizadores. E liberação de músculos em situação de retração, partindo da ativação de Power House e intenso trabalho de conscientização corporal.

O protocolo de intervenção pode ser dividido em três etapas. Constando de preparação, parte específica e volta à calma.

A preparação seria o trabalho respiratório. Que melhora também a capacidade respiratória e promove maior estabilidade à caixa torácica. Além do trabalho de mobilização da coluna, para devolver flexibilidade e promover estímulos proprioceptivos em busca da estabilidade da coluna.

Alguns exercícios específicos do método Pilates, podem ser aplicados para tratar a escoliose, e são importantes porque trabalham vários grupos musculares simultaneamente.

Conferindo desta forma uma relação de interligação e sincronia das respostas musculares, melhorando a capacidade proprioceptiva. Que está diretamente relacionada à postura correta e estável.

Os movimentos de volta à calma podem ser executados visando o relaxamento da musculatura trabalhada.

O Pilates envolve bastante exercícios que trabalham de forma harmoniosa e rítmica trazendo juntamente com a respiração, a promoção de relaxamento e alívio de tensões.

Se você trabalha com Pilates e quer aumentar seu conhecimento, não perca o curso "Aprenda a tratar escolioses cm o Método Pilates".  Tem um excelente conteúdo para você dar um upgrade na sua carreira.

Segue no Twitter
Curta no Facebook
Segue no Instagram
Ebooks gratuitos de Pilates clicando aqui . Informações sobre Curso sobre Pilates clicando aqui


Poste um Comentário

Tecnologia do Blogger.