Pilates Como Tratamento da Escoliose


Meu nome é Dani, sou fisioterapeuta e profissional de Educação Física. Se quiser mais informação sobre Pilates, entre nos nossos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram.

escoliose-(10)

Independentemente do tipo de escoliose, a sua instalação e fixação está sempre relacionada com uma retração assimétrica dos músculos espinhais.

Os músculos espinhais são um conjunto de músculos estáticos da coluna vertebral, a sua função é sustentar e erguer a coluna.Isto só é possível graças ao seu trabalho permanente e ao bom equilíbrio das tensões reciprocas entre os músculos do lado direito e esquerdo. É graças a estes músculos estáticos que conseguimos alcançar o equilíbrio entre os nossos ossos e articulações.

Numa escoliose, o bom equilíbrio da coluna vertebral está comprometido, perante o desequilíbrio os músculos espinhais. Que são responsáveis pela estabilidade da coluna, e os grupos musculares envolvidos contraem-se e retraem-se mais de um lado do que do outro.

O método Pilates surge como uma opção muito eficaz no tratamento da escoliose. Porque consegue trabalhar grupos musculares profundos e que estão diretamente relacionados com a estabilização da coluna vertebral.

Um dos princípios do Pilates consiste na centralização da força, o denominado “Power House”. Com o fortalecimento da coluna o principal músculo alcançado é o transverso do abdômen, que é considerado a base para o tratamento de reforço e estabilidade da coluna.

Exercícios de Pilates para escoliose

Seguem alguns exercícios que podem ser utilizados no tratamento da escoliose:

SIDE BEND


Objetivos

Fortalecer: Multífideos, quadrado lombar, deltoide, eretores da espinha, transverso do abdômen, oblíquos interno e externo, e demais músculos da casa de força.
Mobilizar: curva lombar.
Alongar: cadeia lateral.
Instruções

1. Posição inicial: decúbito lateral, membros inferiores estendidos e posicionados em alinhamento com o tronco. Uma mão apoiada no step e a outra ao longo do corpo.

2. Realize a flexão lateral do tronco, levando o step para cima, mantendo a extensão dos joelhos e quadris.

3. Retorne à posição inicial.

MERMAID


Objetivos

Fortalecer: Multífideos, quadrado lombar, eretores da espinha, transverso do abdômen, oblíquos interno e externo, e demais músculos da casa de força.
Mobilizar: curvas lombar e torácica.
Alongar: cadeia lateral.
Instruções

1. Posição inicial: sentado de lado, apoie uma perna no assento e a outra no solo e coloque uma mão no step.

2. Empurre o step para baixo e, conduza o braço oposto em direção, acima da cabeça, transferindo o peso do corpo para o lado do step.

3. Retorne à posição inicial.

KNEE STRETCHES


Objetivos

Fortalecer: quadríceps, isquiotibiais, multífideos, quadrado lombar, eretores da espinha, transverso do abdômen, oblíquos interno e externo, e demais músculos da casa de força.
Mobilizar: curva lombar e torácica.
Alongar: cadeia anterior.
Instruções

1. Posição inicial: mãos e joelhos apoiados no chão com dorso dos pés tocando a bola.

2. Realize a extensão de quadris e joelhos, simultaneamente e mantendo a coluna neutra e escápulas encaixadas.

3. Retorne à posição inicial.

O treinamento da estabilização central, ou do Power House, que representa a base do método, contribui para um melhor alinhamento postural. Devido a uma melhor relação entre músculos agonistas e antagonistas, relacionados ao equilíbrio postural e articular, otimizando os quadros de escoliose.



Se você trabalha com Pilates e quer aumentar seu conhecimento, não perca o curso "Aprenda a tratar escolioses cm o Método Pilates". Tenha um excelente conteúdo para você dar um upgrade na sua carreira.

Segue no Twitter
Curta no Facebook
Segue no Instagram
Ebooks gratuitos de Pilates clicando aqui . Informações sobre Curso sobre Pilates clicando aqui


Poste um Comentário

Tecnologia do Blogger.